Limão na Sobremesa a Tradicional Torta de Limão

Limão na Sobremesa a Tradicional Torta de Limão

Torta de Limão

A Sobremesa da Frutinha Azeda a Tradicional Torta de Limão.

limão-receita

Primeiro de tudo gente olha que legal, nunca imaginei que a Torta de Limão  tivesse uma história tão interessante. E inesperadamente nas pesquisas que realizei todas me levaram a estas descobertas.

Key lime pie uma sobremesa americana, feita de suco de limão, leite condensado, gema de ovo, com uma crosta de torta. Como resultado temos a famosa torta de limão umas da sobremesas queridinhas dos brasileiros.

Sua provável origem

Decerto sua origem é bem indefinida, para uns é dito que foi originada de  Key West na Flórida. Assim inventada pelo botânico Jack Simons, porém sua menção oficialmente foi feita por William Curry. Afinal era sua tia Aunt Sally que fazia e bem possível que tenha sido adaptada de um pescador de esponjas.

Contudo o  nome Key Lime Pie provém da cidade onde ela foi criada Key West. Seu nome traduzido seria “A Torta de Limão de Key”.  Assim sendo Key Lime Pie é a torta oficial do estado da Flórida.

Entretanto já outras histórias contam que a criação da torta foi motivada pela guerra civil americana. Século 19 onde  as mulheres com escassos ingredientes precisavam de criatividade para fazer novos alimentos.

Enfim vamos ao que realmente queremos a receita. Embora feita de limão, uma fruta rica que nos trás muitos benefícios para nossa saúde. É uma sobremesa deliciosa de fácil preparo e muito saborosa quando bem executada.

limãoReceita da Torta de Limão

Ingredientes

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga
meia lata de creme de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
Recheio:
1 lata de leite condensado
6 colheres (sopa) de suco de limão
meia lata de creme de leite
1 colher (sopa) de raspas da casca de limão
Merengue:
3 claras
meia xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Massa:
Primeiro de tudo em um recipiente, peneire a farinha de trigo e faça uma cova no centro. Em seguida coloque a manteiga, o creme de leite e o fermento em pó.
Depois misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos.
Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira.
Finalmente em uma superfície limpa, polvilhe farinha de trigo e abra a massa. Em seguida forre uma forma de fundo removível (24 cm de diâmetro).Depois fure o fundo com um garfo e asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Reserve.

Recheio:

Enquanto isso em um recipiente, misture bem o leite condensado com o suco de limão.Posteriormente incorpore o creme de leite e as raspas de limão.
Portanto assim pronto, recheie a massa já assada e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Reserve.

Merengue:

E finalmente em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo. Entretanto sempre mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos. Posteriormente tire a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.
Retire do fogo e em uma batedeira, bata por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume.
Por fim desligue a batedeira, retire a torta da geladeira e cubra-a com o merengue.
Retorne a torta ao forno por cerca de 10 minutos, para dourar. Sirva gelada.

Congelamento:

Se desejar, congele a torta sem a cobertura de merengue. Conserve por até 3 meses em freezer ou duplex. Para descongelar, deixe a torta por cerca de 3 horas em geladeira. Cubra com o merengue e leve ao forno baixo (150°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos. Sirva.

Dicas

Colocando também raspas de limão na torta deixa-a com um sabor mais cítrico em contraste com o recheio.

Porém caso você tenha um flambador culinário, use-o para dourar o merengue. Assim o merengue fica mais crocante, mas cuidado para flambar de mais nem colocar fogo na casa.

Certamente você não deixará de praticar esta receita. Ainda mas porque deixará seu almoço mais rico com presença desta saborosa sobremesa.

Veja também no vídeo como é fácil de fazer esta receita.

Além disso não deixe de curti nossa página no facebook.com/IguadaIris/ deixe seu comentário

Envie seu comentário