Culinária Gourmet, Como Ganhou o Gosto Popular?

Culinária Gourmet, Como Ganhou o Gosto Popular?

Culinária Gourmet, como ganhou o gosto popular?

Uma Culinária diferenciada

Certamente a culinária Gourmet vem ganhando espaço não apenas pelo requinte que trás a palavra. Sua aceitação vem também pelas variações em pratos tradicionais.

Entretanto  a palavra Gourmet é o nome que se dá um estilo de culinária mais elaborada, requintada onde atende as expectativas do consumidor. O gosto mais apurado em relação à qualidade e a apresentação do prato ou da bebida.

Aliás a “alta cozinha” esta associada a palavra gourmet no hâmbito de unir a cultura e a arte culinária numa apresentação mais artística e elaborada.

O que é Gourmet?

Gourmet é uma expressão de origem francesa. Atualmente esse  termo foi agregado à diversos idiomas. Assim sendo sua participação no vocabulário português abrange muito mais que a simples culinária. Seu conceito é amplo em relação ao que se tem a falar sobre os prazeres da mesa com qualidade. Remete mais ainda ao termo original, que significa “aqueles que têm bom gosto”.

Entretanto o termo é destinado a pessoas de alto conhecimento ou entendimento de culinária e gastronomia. Também muito associado a produtos e serviços mais caros e requintados.

A arte da Culinária para quem aprecia

A expressão Gourmet nos leva também a definir o produto à produção limitada. Assim sendo um produto de design exclusivo e arrojado, com características únicas, e geralmente intitulado como produto de posicionamento “premium“. Contudo, produtos diferenciados e com um forte valor agregado. Além disso tornou-se um produto destinados a um público específico. Certamente fora das possibilidades da grande massa humana.

Como identificar um produto gourmet?

O que nos leva a crer a condição de gourmet é na identificação no  paladar, no sabor e no aroma. Embora possa também qualifica-l0  a maneira como o produto é feito, considerando os aspectos de originalidade,, tempo de vida, a especialidade ou até mesmo a matéria prima envolvida para a fabricação.

Todavia, hoje as Indústrias alimentícias e fornecedores de alimentos, quando fazem algum tipo de alimento diferenciado,  classificam-o como gourmet. Da mesma forma para alimentos corriqueiros e tradicionais, como hambúrgueres e salgadinhos, ganhando assim uma nova roupagem.

Espaço gourmet

A expressão “Gourmet” agregou tanto valor e enriquecimento não só na culinária, como também na vida social das pessoas. Juntamente com o termo se seguiu o surgimento do “Espaço Gourmet”. Certamente para unir a boa prática de receber e cozinhar com diferencial num espaço prazeroso e aconchegante.

A cozinha antes considerada um local apenas de serviço, hoje é o bibelô da casa. Instalada em locais estratégicos e privilegiados da casa e dos condomínios. Consequentemente o mercado imobiliário aproveitou a oportunidade interagindo com a implantação de móveis planejados e mais confortáveis. Equipamentos de alta tecnologia e utensílios que deixa o ambiente mais atraente para os amantes da culinária com o prazer de receber convidados.

Venha nos visitar no facebook.com/IguadaIris/

Envie seu comentário